
Mayra Rodrigues. Belém (PA), 1955.
Artista, pesquisadora e co-gestora do estúdio-ateliê Tyba, vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Diplomada em jornalismo (UFRJ) e educação musical (UNIRIO), estudou artes visuais (EAV Parque Lage e Procedência e Propriedade, projeto imersivo de Charles Watson).
Participou do grupo vocal experimental Cantos da Terra do mineiro Helio Sena (1935- ), de oficinas do canadense Murray Schafer (1933–2021) - World Soundscape Project -, e do alemão naturalizado brasileiro Hans-Joachim Koellreutter (1915–2005), difusor da música dodecafônica e serial no Brasil).
Com trajetória marcada pelo engajamento nas lutas pela redemocratização do Brasil nos anos 1970-1980, desenvolve uma produção que articula arte, política e tecnologia em um contexto permeado pelas revoluções industrial e digital.
Seus trabalhos se manifestam em linguagens como pintura, fotografia, videografia e poesia sonora, muitas vezes em diálogo com instituições e tecnologias específicas — como o retrato biométrico e o retrato falado.
Exposições individuais:
-
“Rezas heterogêneas” – Centro Cultural Justiça Federal. Curadoria de Evandro Salles. Rio de Janeiro-RJ, 2022.
-
“Me Chamo Kiki e estou aqui prestes a te conhecer” – Galeria Oriente. Curadoria de Marco Antonio Portela. Rio de Janeiro-RJ, 2017. [ver "visita guiada"]
Exposições coletivas:
-
ARTRIO - "Rio é Poesia". Pavilhão MAR, Secretaria de Cultura Municipal na ArtRio. Curadoria de Cesar Oiticica Filho. Rio de Janeiro-RJ, 2025
-
“Parada 7 / Imagine um novo mundo — bandeiras da utopia” – desfile de artistas no dia comemorativo da Independência do Brasil, caminhando do MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio) até o Centro Municipal Hélio Oiticica, seguida de exposição. Curadoria de Cesar Oiticica Filho e Evandro Salles. Rio de Janeiro-RJ, 2025.
-
“Delírio Tropical” – Pinacoteca do Ceará. Fotofestival SOLAR. Fortaleza, Ceará, 2023-2024. Curadoria de Orlando Maneschy.
-
“Parada 7 / Levante Floresta” – desfile de artistas no dia comemorativo da Independência do Brasil, caminhando do CCJF - Centro Cultural Justiça Federal e até o CMHO - Centro Municipal Hélio Oiticica, seguido de exposição no CMHO. Curadoria de Cesar Oiticica Filho e Evandro Salles. Rio de Janeiro-RJ, 2024.
-
“Dar Bandeira” – Villa da Ladeira, espaço de extensão da Galeria Le Salon H, de Paris. Curadoria de Shannon Botelho. Rio de Janeiro-RJ, 2023
-
“Parada 7 / Arte em resistência 2” – desfile de artistas no dia comemorativo da Independência do Brasil, caminhando do CCJF - Centro Cultural Justiça Federal e até o CMHO - Centro Municipal Hélio Oiticica, seguido de exposição no CMHO. Curadoria de Cesar Oiticica Filho e Evandro Salles. Rio de Janeiro-RJ, 2023.
-
“Encruzilhada” – Triplex. Curadoria Osvaldo Carvalho e Silvana Marcelino. Rio de Janeiro-RJ, 2022
-
“Parada 7 / Arte em resistência” – desfile de artistas no dia comemorativo da Independência do Brasil, caminhando do CCJF - Centro Cultural Justiça Federal e até o CMHO - Centro Municipal Hélio Oiticica, seguido de exposição no CMHO. Curadoria de Cesar Oiticica Filho, Luiza Interlenghi e Evandro Salles. Rio de Janeiro-RJ, 2022.
-
“O que nos une?” Ocupação casarão Jardim Botânico. Curadoria de Franz Manata. Rio de Janeiro-RJ, 2021.
-
“Mostra de vídeos 2” – Espaço Cultural Correios Niterói. Curadoria Luiz Badia e Osvaldo Carvalho. Rio de Janeiro-RJ, 2021
-
“Entre Fronteiras” – Espaço Zagut. Texto curatorial: Bianca Bernardo. Rio de Janeiro-RJ, 2019
-
“Projeto Identidades, 2ª Edição” – Galeria da Aliança Francesa. Curadoria de Osvaldo Carvalho. Rio de Janeiro-RJ, 2018
-
“Entre o vão e a plataforma” – Galeria Solar Meninos de Luz/RJ. Curadoria de Osvaldo Carvalho. Rio de Janeiro-RJ, 2018.
“Gabinete de Curiosidades” – Galeria Oriente/RJ. Curadoria de Marco Antonio Portela. Rio de Janeiro-RJ, 2016.
Acervos:
-
Biblioteca Nacional (Kiki #1 – Dops/Biometria)
-
Tepper Takayama Fine Arts, Boston / USA